História da Escola de Agronomia, hoje UFRB
No dia 1 de novembro de 1859, Dom Pedro I criou o Imperial Instituto
Bahiano de Agricultura (IIBA) no município de São Francisco do Conde.
Posteriormente, em 15 de fevereiro de 1877, foi instituída a Imperial
Escola Agrícola da Bahia (IEAB) vinculada ao IIBA, sendo essa a
antecessora da sede da UFRB.
No ano de 1905, a IEAB transforma-se no
Instituto Agrícola da Bahia, sendo então administrada pelo Governo do
Estado da Bahia, instituindo a Escola Média Teórica e Prática de
Agricultura em 1911 e voltando a oferecer curso superior em 1920.
Em 1931, a Escola Agrícola da Bahia é transferida para Salvador e
em 1943 é transferida novamente para Cruz das Almas denominada como
Escola Agronômica da Bahia, passando a fazer parte da UFBA em 1968 com o
nome de Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (AGRUFBA).
Atualmente, a UFRB tem sua administração central em Cruz das Almas, no local que antes era a Escola de Agronomia da UFBA.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma Autarquia, criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005,
por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da
Bahia, com sede e foro na cidade de Cruz das Almas e unidades instaladas
nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e
Santo Antônio de Jesus. Possui autonomia administrativa, patrimonial,
financeira e didático-pedagógica.
A UFRB é constituída em um modelo multicampi que tem como
objetivo principal explorar o potencial socioambiental de cada espaço do
Recôncavo, bem como servir de polo integrador, tendo como base de
sustentação os seguintes princípios:
- Cooperação com o desenvolvimento socioeconômico, científico, tecnológico, cultural e artístico do Estado e do País e compromisso com o desenvolvimento regional;
- Criação de marcos de reconhecimento social, oriundos dos serviços especiais prestados no atendimento da população;
- Gestão participativa;
- Uso de novas tecnologias de comunicação e de informação;
- Equidade nas relações entre os campi;
- Desenvolvimento de um ambiente capaz de viabilizar a educação a distância;
- Processo de avaliação institucional permanente;
- Adoção de políticas afirmativas de inclusão social.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Rec%C3%B4ncavo_da_Bahia
https://ufrb.edu.br/portal/ensino/40-lei-de-acesso-a-informacao/102-apresentacao-e-historia
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